30 maneiras de fazer sua primeira venda ONLINE

DOWNLOAD GRÁTIS


	

Como vender online se você for um iniciante: Parte II

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Márcio Barbosa
em 21/08/2021

Livro Digital Grátis

Descubra AGORA 30 maneiras de fazer sua primeira venda ONLINE

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Da última vez, falamos sobre algumas das coisas básicas de que você precisa para abrir uma loja : um produto, um orçamento e um nome. Também prometi que o levaria comigo enquanto tento transformar minha ideia de um negócio de roupas vintage, Bad Asta Vintage, em uma loja e marca online.

Hoje vamos cobrir:

  • como passamos a entender nosso “nicho”
  • como transformamos essa ideia em uma base de clientes
  • como escolhemos o inventário em torno dessas ideias
  • …e mais!

Eu disse no artigo um que minha parceira de negócios Gabriela e eu temos estas três coisas prontas para começar:

Nosso produto

Nosso produto são  roupas vintage com curadoria à mão, inspiradas em filmes de todas as décadas do século XX. 

Saias, jaquetas, cachecóis, ternos, gravatas, chapéus, você escolhe. 

Quanto mais divulgado e mais claramente relacionado a um pedaço reconhecível da história do cinema, melhor! Eu vou mergulhar mais em nosso inventário daqui a pouco.

Nosso Orçamento

Nosso orçamento de estoque é pequeno. Eu nem mesmo chamaria isso de “orçamento” em si – nosso estoque inicial foi tirado de nossas próprias roupas (também de nossas mães e amigos da família para os quais poderíamos espalhar a palavra antes que fossem todos “liquidação” com suas coisas vintage ) Planejamos aplicar 100% de nossos lucros iniciais no crescimento do negócio e na expansão de nosso estoque, portanto, esperamos que nosso orçamento aumente com o tempo.

No que diz respeito  ao orçamento de tempo , é variável. Kate e eu começamos a ter uma reunião semanal de uma hora para discutir tudo sobre Bad Asta, incluindo brainstorming coletivo, elaboração de planos de ação, etc. O resto do tempo será de minutos aqui e ali, sempre que encontrarmos tempo. Não muito tempo, mas com sorte, porque somos dois, isso significa o dobro do poder do homem (ou, neste caso, das mulheres).

Nosso nome

Nosso nome é Bad Asta Vintage, uma inteligente (se é que o dizemos) peça de “Asta”, o querido ator canino de sucessos do cinema dos anos 1930 como The Thin Man. Também é um trocadilho com a palavra Bunda-má, porque acho que quando vocês são duas mulheres de vinte e poucos anos abrindo negócios por conta própria, a frase nunca está muito longe. O nome fará sentido para os clientes? Estar próximo a linguagem imprópria alienará nossa base de clientes? Quem sabe! Mas gostamos do nome e isso basta por enquanto.

Fase Dois

Compreendendo nosso nicho

Com esses três importantes recursos em mãos, era hora de entender os meandros da venda de nossos produtos.

Antes de começarmos a construir nosso negócio, tínhamos que entender o que era esse negócio e para quem o estávamos construindo. Nicho. Vertical. Mercado. Todos esses são termos relacionados para ajudá-lo a definir o que você venderá e para quem estará vendendo.

Cada nicho é pensado e apresentado de uma maneira ligeiramente diferente. Por exemplo, você não falaria sobre carne criada organicamente da mesma forma que falaria sobre meias com desconto, não é? ( Você faria isso ??). O mesmo princípio se aplica aqui. Quando você estiver pensando em um nicho, pense primeiro em alguns setores gerais básicos, como:

  • Vestuário
  • Comida e bebida
  • Casa e jardinagem
  • Arte e artes decorativas
  • Esportes / fitness
  • Construindo

Agora, dentro dessa “vertical”, pense nas especificidades do que o seu produto é e faz. É um produto de fitness voltado para mulheres da geração Y? Um gadget voltado para  homens em idade de boomer ? Um pedaço de lixo espacial direcionado a  humanos não alienígenas ? É considerado um produto elegante? Legal? Um aconchegante? UMA  emoção de alta energia ?

Você deve ter pensado em algumas dessas idéias enquanto criava um nome. Mas agora é a hora de realmente mergulhar nessa conversa e encontrar seu nicho, já que provavelmente isso fará parte de sua estratégia de marketing daqui para frente.

Conforme pensávamos em nosso próprio negócio incipiente de forma mais intencional, o nicho para Bad Asta Vintage já era bonito bem definido: roupas femininas vintage na interseção do cinema e da moda. Assim que soubemos onde nossos produtos se encaixam no espaço de roupas vintage, era hora de pensar mais profundamente sobre nosso público.

Definindo nosso público

Já sabemos pela definição de nosso nicho que nosso público será composto por mulheres que apreciam moda e têm uma queda pela história do cinema. Mas vamos olhar para o nosso público um pouco mais de perto …

Visto que ambos nos identificamos como mulheres, e a semente de nosso inventário está vindo de nossos próprios armários, não é surpresa que muitas de nossas roupas sejam destinadas a mulheres. Então, quem são essas mulheres? Provavelmente são mulheres jovens (ouso dizer, Millennial) que gostam de coisas velhas. São o tipo de mulher que visita antiquários no fim de semana ou cujas coleções de discos de vinil … ainda existem.

Resumindo, nosso público são mulheres que não são tão diferentes de nós. Isso significa que nosso marketing e marca girarão em torno de tornar nosso inventário o mais atraente possível para esse grupo demográfico, sem alienar quem não o é.

Outra maneira útil de fazer isso é criar “personas”, também conhecidas como uma variedade de diferentes compradores em potencial com características únicas. Não tenho tempo para entrar no assunto agora (e ainda não fiz isso!), Mas temos uma  postagem no blog sobre o assunto se você quiser avançar.

Portanto, agora temos um nicho e uma imagem mais claramente definida de quem será nosso público – agora é hora de selecionar o inventário.

Selecionando Nosso Inventário

O inventário é provavelmente a parte mais importante para entrar no jogo do comércio eletrônico. E uma coisa importante a lembrar aqui é que você deseja inventário antes de abrir sua loja. Seriamente. Não tente abrir uma loja sem estoque, ou pelo menos um plano de como você terá estoque disponível para quando alguém comprar algo. Qualquer outra coisa simplesmente não faz sentido.

O feito sob encomenda metodologia provavelmente vai causar frustração e tristeza neste estágio do jogo. Meu conselho: não faça isso. Tenha estoque ou um fornecedor de envio direto. Mas não pense que você vai improvisar quando chegar a hora, porque provavelmente não será capaz.

Kate e eu retiramos, cada uma, um mínimo de dez itens de nossos próprios armários, o que nos deu um total de vinte peças para começar a vender. Ao pensar sobre quais itens puxar, pensamos muito sobre o nicho: quais itens atrairiam mais o nosso público-alvo? Qual é a maior variedade de estilos e tamanhos que podemos oferecer nesse nicho?

Também queríamos uma variedade de tipos de roupas, como em, um bom equilíbrio de saias, vestidos, camisas, cachecóis etc. E também tivemos que considerar o período de tempo aqui: como uma loja de roupas vintage, lançamos uma ampla rede até agora no que diz respeito aos estilos, de aproximadamente 1900 (boa sorte em encontrar algo que se encaixasse em nossos próprios armários daquele período) a 2000 (muito mais fácil, felizmente!).

Tivemos ainda outra consideração: como faremos essas peças se ligarem à nossa florescente “marca”, que é  focada no cinema? Decidimos procurar coisas que nos lembrassem de looks e estilos que vimos em filmes de que gostamos.

Isso, é claro, exigia alguma pesquisa. A pesquisa pode ser uma parte necessária do inventário de sourcing. Às vezes, a pesquisa está olhando para as tendências de mercado, verificando as marcas dos concorrentes, etc. Nossa pesquisa foi essa. Mas também estava assistindo a muitos filmes antigos. Felizmente, esse é o tipo de pesquisa de que gostamos.

Por fim, decidimos por nossas vinte peças. Tudo proveniente de uma mistura de nossos armários pessoais, armários da mãe e armários de amigos da família. Todos tinham pelo menos uma foto de uma estrela de cinema ou fotografia de filme que poderia servir de inspiração.

Isso deu muito trabalho, mas como estávamos nos sentindo muito inspirados pela ideia de que estávamos realmente fazendo o que sonhávamos e chegando um passo mais perto de abrir uma loja, não parecia muito com o trabalho. Nunca subestime o poder de sua própria inspiração para ajudá-lo a realizar as coisas.

Fotografando Nosso Inventário

Decidimos tirar fotos de nossas peças de inventário, uma de cada vez, e depois listá-las no Instagram à medida que as tirávamos, para nos ajudar a manter uma programação de postagem consistente e para garantir que sempre houvesse conteúdo dinâmico no “grama.

Mas eu realmente não recomendaria isso. Mesmo que sejamos dois, se um de nós ficasse doente ou muito ocupado (esse é um projeto paralelo, afinal!), Descobríamos que as coisas iriam se arrastar e nossas postagens se tornariam inconsistentes.

Se eu tivesse que fazer isso de novo, definitivamente recomendaria tirar fotos em massa de todo o seu catálogo de estoque de uma só vez e, em seguida, listá-las em grandes partes em um site real para venda (mas é claro, mais sobre isso em breve).

Não importa qual seja sua estratégia, pense dentro do seu orçamento. Tire as melhores fotos que puder neste estágio de abertura de sua loja, tendo em mente que coisas como fotos de inventário podem ser alteradas conforme seu equipamento é atualizado.

Acho que a parte mais importante da venda online é deixar sua loja configurada e pronta para que as pessoas a vejam e comprem. Isso tem que incluir fotos de seus itens. Se, por enquanto, isso significa fotos em uma câmera decentemente bonita do iPhone na frente de uma cortina que você mesmo colocou, tudo bem!

É uma ideia pior colocar todo o seu projeto em espera até que você possa fazer alarde em fotografia profissional e, ao longo do caminho, perder o fôlego e ter seu projeto paralisado.

Em outras palavras, sempre aborde a configuração de seu negócio de comércio eletrônico de uma forma que o mantenha avançando. É isso que estamos fazendo e, até agora, está funcionando muito bem. Fique atento para a próxima edição, onde eu  enfrento a tarefa auto-designada de iniciar um site comercial para finalmente colocar nossos produtos à disposição para compra. Deve ser divertido, e com Ecwid como minha plataforma de comércio eletrônico, relativamente indolor.

Principais vantagens de hoje

Coisas a considerar nesta fase:

  • Nicho / Vertical: onde sua marca viverá no grande e vasto mundo de marcas que já vendem coisas interessantes.
  • Estoque: quantos produtos você vai vender no início? Como você vai nomear isso?
  • Imagens: os produtos precisam de imagens para serem vendidos. Torne-os de alta qualidade, dinâmicos, etc. etc.

Dicas de bônus

Comunicação é a chave

Se você tem um parceiro de negócios como eu, é importante estar na mesma página. Nossas reuniões semanais se tornaram um salva-vidas para garantir que possamos sincronizar todos os tipos de ideias relacionadas a negócios e encontrar tempo para realmente colocá-las em prática.

Mas mesmo se você for um show de uma pessoa, a comunicação é importante. No seu caso, pode parecer um pouco mais com manter-se organizado: escrever coisas, fazer listas, verificar as coisas à medida que avança e ser claro sobre o que precisa ser feito e quando.

O estoque pode ser um amigo inconstante

A chave é o planejamento. Quantos itens você tem para vender dita quanto tempo você precisa gastar pesquisando-os, nomeando-os, fotografando-os, precificando-os, etc. O inventário é incrível porque é o coração da sua loja. Mas certifique-se de ter um entendimento completo da pesquisa e do trabalho que precisa ser feito antes de mergulhar às cegas.

A seguir

No próximo artigo, vamos entrar na talvez a peça mais emocionante do quebra-cabeça … abrir uma loja.

Compartilhe agora mesmo:

Curso GRÁTIS Como Ser Afiliado e Vender na Internet.

Digite seu Email abaixo que eu vou enviar o CURSO para ele... Vai demorar uns 5 minutos para chegar.

100% gratuito

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Livro Digital Grátis

Descubra AGORA 30 maneiras de fazer sua primeira venda ONLINE

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Livro Digital Grátis
Descubra AGORA
30 maneiras de fazer
sua primeira venda
ONLINE

Se você tem poucas ideias para fazer sua primeira venda online, reunimos uma lista de trinta métodos que você pode testar imediatamente. Vamos começar.
Baixe de graça seu LIVRO DIGITAL e comece ainda hoje a aplicar as estratégias que você vai aprender.