30 maneiras de fazer sua primeira venda ONLINE

DOWNLOAD GRÁTIS


	

O que é marketing de mídia social? E como usá-las

Tempo de leitura: 26 min

Escrito por Márcio Barbosa
em 22/08/2021

Livro Digital Grátis

Descubra AGORA 30 maneiras de fazer sua primeira venda ONLINE

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Já foi dito o suficiente sobre marketing de mídia social, e como ela remodela o comportamento do consumidor e como as organizações podem usá-las para girar a roda da fortuna a seu favor. 

Apesar da enorme quantidade de informações na web, muitas empresas lutam para entender o “marketing de mídia social” e como ele funciona.

Portanto, decidi criar um guia abrangente que simplificará o marketing de mídia social para aqueles que lutam para desenvolver estratégias de marketing de sucesso. 

A mídia social é uma rede de mais de 3,5 bilhões de usuários que adoram compartilhar, buscar e criar informações.

Como profissional de marketing ou empresário, como você poderia utilizar essa rede de forma a produzir ótimos resultados para sua empresa? 

Os canais de mídia social rapidamente se tornaram uma parte inseparável das estratégias de desenvolvimento de negócios. Você não pode ignorar o impacto do “social” quando se trata de construir conexões significativas com os consumidores. 

O que é marketing de mídia social?

Aqui está como a Investopedia define o termo: 

“O marketing de mídia social (SMM) é o uso de sites de mídia social e redes sociais para comercializar os produtos e serviços de uma empresa.”

Mas esta definição está faltando algo realmente importante. Vamos torná-lo mais simples e claro: 

“O marketing de mídia social é o processo de criação de conteúdo sob medida para cada plataforma de mídia social para impulsionar o engajamento e promover o seu negócio.”

O marketing de mídia social tem tudo a ver com conectar-se com seu público ou clientes e ajudá-los a entender melhor sua marca. É extremamente benéfico para o crescimento do seu negócio. 

Imagine que você vai conhecer alguém pela primeira vez com a intenção de construir um bom relacionamento.

O que você deve fazer para que essa pessoa goste de você instantaneamente, porque você não terá uma segunda chance? Você terá sucesso se encontrar essa pessoa e dizer coisas chatas ou sem sentido? 

As pessoas tendem a gostar mais de você quando você as faz felizes, não importa como você faça isso.

Assim como no mundo offline, seu sucesso de marketing de mídia social depende muito de sua capacidade de encontrar e fazer seu público-alvo feliz para que gostem de sua marca e compartilhem suas histórias com outras pessoas.

Seus esforços de marketing de mídia social não produzirão resultados se sua história não valer a pena ser compartilhada. 

Por que o marketing de mídia social é importante hoje?

Por que o marketing de mídia social é importante hoje?

Os consumidores de hoje correm para navegar nas mídias sociais quando desejam saber mais sobre uma organização ou produto, porque é onde encontrarão outras pessoas falando sobre esse negócio.

E se você não tiver uma presença nas redes sociais? Você perderá uma grande oportunidade de causar uma boa impressão. 

Dê uma olhada nessas estatísticas de Oberlo para ter uma ideia de por que ter uma estratégia de marketing de mídia social sólida é fundamental para o sucesso dos negócios em 2022 e além: 

  • 71% dos consumidores que tiveram uma experiência positiva com uma marca nas redes sociais provavelmente recomendarão a marca a seus amigos e familiares.
  • 90,4% da geração Y, 77,5% da geração X e 48,2% dos baby boomers são usuários ativos de mídia social.
  • Só o Facebook tem mais de 2,7 bilhões de usuários ativos mensais. 

Seus clientes e clientes potenciais estão usando canais de mídia social todos os dias, várias vezes ao dia. Confira este blog para saber quanto tempo uma pessoa passa em média nas redes sociais. 

A mídia social é o lugar ideal para marcas que buscam obter insights sobre os interesses e gostos de seu público. Na opinião dos especialistas, as empresas inteligentes continuarão a investir em mídia social para alcançar o crescimento sustentável dos negócios. 

Se você deseja lançar um novo produto ou um negócio, a mídia social é a plataforma de lançamento perfeita para criar um burburinho em torno de suas iniciativas. À medida que avançamos no futuro do e-commerce, fica claro que o marketing de mídia social não é apenas uma opção. 

Em um ambiente cada vez mais competitivo, sua empresa não pode perder as mídias sociais. 

É especialmente competitivo no espaço dos influenciadores de mídia social, onde milhares de novos influenciadores começam uma marca todos os dias. 

Postagem semelhante: Redes sociais: tudo o que um empresário precisa saber

5 benefícios do marketing de mídia social 

O conceito de marketing de mídia social evoluiu ao longo dos anos. Há alguns anos, o único propósito de usar canais de mídia social era gerar tráfego para o site.

Hoje, ele se tornou algo mais do que apenas um lugar para transmitir conteúdo. 

Você pode ter uma estratégia de marketing de mídia social para alcançar uma ampla gama de benefícios, criando conversas bidirecionais com clientes em potencial para expandir o alcance de tudo o que você está vendendo. 

Vou mencionar os 5 principais benefícios do marketing de mídia social: 

1. SMM sempre aquece um novo público para sua empresa

Não há nada pior do que enfrentar um público frio ou pessoas que nunca interagiram com sua marca antes.

O marketing de mídia social abre portas para ferramentas e táticas que facilitam o aquecimento de um novo público para sua empresa. 

O Facebook e outras plataformas sociais permitem que você use o conteúdo para se conectar com o público potencial e aquecê-lo. Embora seja difícil chamar a atenção das pessoas, você pode facilmente quebrar o ruído com conteúdo envolvente.

Por exemplo, criar um anúncio de vídeo interessante no Facebook pode levar as pessoas a saber mais sobre você. 

2. SMM constrói relacionamentos mais fortes com os clientes

Se você acha que o marketing de mídia social tem tudo a ver com venda e promoção, repense.

Marcas de sucesso se conectam e se envolvem com seus públicos de mídia social para construir relacionamentos duradouros.

Por exemplo, quando compartilham algo em uma plataforma, eles respondem a quem quer que deixe um comentário ou pergunta para fornecer-lhes qualquer assistência de que possam precisar. 

Em vez de vender seus produtos ou serviços, você pode simplesmente fazer perguntas aos seus seguidores nas redes sociais sobre seus produtos ou compartilhar algo que pode tornar a vida mais fácil para o seu público.

Dessa forma, você constrói confiança e mostra a eles o quanto você se preocupa com suas necessidades e opiniões. 

É sempre necessário servir as pessoas primeiro, antes de pedir que elas invistam com você.

Por exemplo, uma de nossas melhores estratégias de mídia social que usamos é nossa Comunidade Cooperativa de Empreendedores no Facebook. 

Usamos esse grupo do Facebook como um lugar para falar sobre a vida e os negócios, compartilhar pensamentos e estratégias legais e realmente apenas conhecer outras pessoas que pensam como nós.

Um grupo no Facebook é uma ótima maneira de usar a mídia social para aumentar um público leal de pessoas que defenderão sua empresa ou marca pelo resto da vida. 

3. SMM gera mais leads e conversões

Plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin permitem que as empresas gerem leads. Você pode usar uma combinação de táticas pagas e orgânicas para impulsionar as conversões.

Marketing de vídeo, campanhas publicitárias pagas, brindes e opt-ins por e-mail são algumas das principais estratégias para atrair clientes em potencial para o funil de vendas.

Por exemplo, fazer uma campanha de brindes no Facebook pode ajudá-lo a aumentar sua lista de endereços de e-mail qualificados. 

Como tudo acontece online, o SMM é uma maneira mensurável, mais rápida e fácil de construir um banco de dados de clientes potenciais. Com maior visibilidade, sua empresa encontra muitas oportunidades de conversão.

Um conteúdo atraente pode levar seus seguidores nas redes sociais ao site da sua empresa e transformá-los em clientes fiéis. 

Postagem semelhante: Método Turbo Tráfego: O que é e Como Funciona [2021]

4. SMM dá a você uma vantagem sobre os concorrentes

Há muito a aprender com a presença de seus concorrentes nas mídias sociais, especialmente se você acabou de começar a explorar as mídias sociais e não tem boas ideias de marketing. 

As empresas progressistas sempre monitoram sua concorrência para ver o que está funcionando para elas e outros enfeites. Rastrear o que seus concorrentes estão fazendo deve ser uma parte fundamental de sua estratégia de marketing de mídia social. 

Você pode começar a experimentar coisas que estão funcionando para seus concorrentes.

Por exemplo, se os anúncios pagos do Facebook estão gerando bons resultados para seus concorrentes, você também deve tentar. No entanto, você não deve copiar seus concorrentes de uma forma que possa prejudicar sua reputação. Certifique-se de se destacar. 

Se você gostaria de ver que tipo de anúncio do Facebook seus concorrentes estão exibindo ao público, você pode ver tudo o que eles estão fazendo visitando a biblioteca de anúncios do Facebook.

A biblioteca de anúncios fornece transparência de publicidade, oferecendo uma coleção abrangente e pesquisável de todos os anúncios em execução nos aplicativos e serviços do Facebook, incluindo o Instagram.

5. SMM é econômico

O marketing de mídia social é provavelmente a maneira mais econômica e diversa de promover um negócio.

Não custa nada criar um perfil na maioria dos sites de redes sociais. Caso você queira veicular uma campanha paga para impulsionar seu conteúdo, o custo é relativamente baixo em comparação com outras plataformas de publicidade. 

Quando bem feito, suas chances de produzir maiores retornos sobre o investimento são maiores. Se a publicidade paga faz parte de sua estratégia de marketing de mídia social, comece pequeno e vá aumentando à medida que se sentir mais confortável.

Sempre há algo que você pode fazer para melhorar seus resultados de publicidade digital. Um dos benefícios do marketing de mídia social é que ele permite que você acompanhe seu desempenho e ajuste sua estratégia usando dados em tempo real. 

A aplicação do método turbo tráfego em marketing de mídia social 

Qual a Garantia do Método Turbo Tráfego?
Método Turbo Tráfego: O que é e Como Funciona [2021]

Embora a mídia social possa produzir vários benefícios para as empresas, é importante ter uma estratégia orientada para os resultados em vigor.

Antes de começarmos a explicar como criar uma estratégia de marketing de mídia social de sucesso, vamos descobrir o que o Metodo Turbo Tráfego tem a ver com seus esforços de marketing. 

Hoje, os profissionais de marketing digital precisam criar experiências personalizadas em todos os canais. Embora as possibilidades de crescimento sejam infinitas, você deve transmitir consistentemente a mensagem certa para o público certo  no momento certo.

Seus esforços de marketing podem ir por água abaixo se você não fornecer o contexto certo.

O contexto é importante 

Conforme mencionado anteriormente, mais de 3 bilhões de pessoas usam as mídias sociais em todo o mundo. Essas pessoas têm dezenas de momentos que criam bilhões de sinais que incluem contexto e intenção. 

Para ser mais relevante e eficaz, você precisa ter certeza de que o contexto está claro. 

Em outras palavras, você precisa entender a psicologia do que as pessoas fazem quando usam uma plataforma específica. As pessoas usam diferentes canais de mídia social com uma mentalidade diferente. 

O que o seu público procura quando está no Facebook? O seu conteúdo no Facebook reflete as necessidades e interesses do seu público?

Certifique-se de levar em consideração o contexto ao criar o conteúdo e não interrompa a experiência do usuário. 

Alcance as pessoas no momento certo e com a mensagem certa de uma forma que agregue valor à experiência geral. 

Como criar uma estratégia de marketing de mídia social 

Postagem semelhante: Método Turbo Tráfego: O que é e Como Funciona [2021]

A mídia social é grande. Não é tão simples quanto pode parecer.

Pode-se facilmente ficar confuso ao descobrir uma estratégia para promover o próprio negócio. No entanto, criar uma estratégia de marketing de mídia social bem-sucedida não precisa ser um processo doloroso. 

Sua estratégia é como um plano que cobre tudo, desde seus objetivos até ações.

Quanto mais claro for o seu plano, mais orientado para os resultados será. Planeje as coisas de uma forma que seja alcançável e mensurável. 

E, uma vez que você tenha um plano claro em prática, é crucial ter um ecossistema multifuncional que administre seu negócio online sem problemas.

Aqui está um plano de 7 etapas para desenvolver uma estratégia de marketing de mídia social vencedora em 2022: 

Etapa 1: definir metas e métricas claras

O que você quer ganhar com sua presença nas redes sociais? Se você deseja aumentar seu alcance com seguidores ou ganhar mais dólares e centavos, defina claramente seus objetivos e métricas. 

Por que sua empresa é ativa nas redes sociais em primeiro lugar? Sem ter um objetivo claro em sua mente, você não será capaz de determinar a direção certa.

Portanto, defina suas metas usando a estrutura de metas SMART, o que significa que cada uma de suas metas deve ser: 

  • Específico: quanto mais específico você for com seus objetivos, mais fácil será definir uma estratégia e expectativas claras. Se você deseja aumentar o conhecimento da marca, seja específico sobre como deseja fazer isso. Digamos que seu objetivo seja aumentar o número de seguidores no Instagram em 250 novos seguidores por mês. 
  • Mensurável: quando você define metas específicas, fica mais fácil medir seu sucesso. Se você não está conseguindo 250 novos seguidores por mês, pode ajustar sua estratégia para melhorar os resultados. 
  • Atingível: Às vezes, as empresas ficam muito ambiciosas e acabam estabelecendo metas irrealistas e inatingíveis. Certifique-se de que sua meta seja alcançável de acordo com seus recursos. Agora é possível gerar 250 novos seguidores no Instagram. 
  • Relevante: como suas metas de marketing de mídia social afetarão seus resultados financeiros? Aumentar o número de seguidores no Instagram o ajudará a atingir seus objetivos de negócios? Metas relevantes estão alinhadas aos objetivos de um negócio. 
  • Limite de tempo: certifique-se de definir prazos. Novamente, seja realista ao fazer isso. 

Pode ser difícil descobrir quanto valor o aumento de seus seguidores nas redes sociais traria para a mesa. Portanto, é aconselhável focar em métricas como taxas de conversão, click-through e engajamento.

Você pode definir metas diferentes para cada rede de mídia social e acompanhar seu desempenho de acordo. 

Etapa 2: Pesquisa de público-alvo

Aprenda o máximo possível sobre seu público. 

O seu público-alvo nas redes sociais é um grupo de pessoas com maior probabilidade de se interessar pelo seu negócio. Eles compartilhariam dados demográficos e comportamentos comuns. 

Ao pesquisar seu público-alvo, não hesite em ser altamente específico. Isso permitirá que você entre em detalhes mais sutis e crie conteúdo relevante. 

Você não pode ter como alvo todos. Ou então, seu público-alvo não é todo mundo ativo nas redes sociais, especialmente quando você dirige uma pequena empresa.

Aqui estão algumas etapas para identificar e atingir o público certo: Crie personas para o público 

Criar personas de público é desenvolver uma representação fictícia de seus clientes ideais. Em outras palavras, as personas desenham uma imagem clara de seus clientes perfeitos. 

Quer seu público seja baby boomers ou millennials, estudantes do ensino médio ou idosos, crie uma persona para aprimorar em uma estratégia focada e mais acionável. Use fatores como idade, localização, idioma, renda média, interesses, poder de compra e pontos problemáticos.

Digamos que seu público seja um grupo de mães solteiras na casa dos 20 anos que moram em grandes cidades e trabalham em tempo integral. Pegue essas coleções abstratas de dados demográficos e características para criar uma persona. Use dados 

Não presuma coisas ao pesquisar seu público-alvo. Em vez disso, use os dados para tomar decisões bem informadas.

Digamos que seu público-alvo seja a geração do milênio.

Agora, use os dados para selecionar os canais de mídia social certos para sua estratégia. 

A análise de mídia social fornece toneladas de informações acionáveis ​​sobre quem são seus seguidores, o que fazem, onde vivem e como interagem com as empresas nas redes sociais. Use esses insights para identificar melhor seu público. 

Etapa 3: Pesquise os concorrentes

Seus concorrentes estão usando a mídia social.

Não são? 

Aprofunde-se no que sua concorrência está fazendo.

Você pode obter informações valiosas simplesmente analisando a presença social de seus concorrentes. As ferramentas de análise da concorrência podem ser de grande ajuda nesse sentido. Faça uma análise competitiva 

Você pode aprender muito com seus concorrentes; por exemplo, quais estratégias estão e não estão funcionando para eles.

Uma análise competitiva não apenas identifica seus concorrentes, mas também lhe dá uma boa noção do que você pode esperar de sua presença social.

Siga estas etapas para ter uma ideia clara de quem você está competindo: 

  • Identifique suas palavras-chave competitivas: prepare uma lista de palavras-chave relevantes com dados sobre a concorrência e o volume de pesquisas. Essas palavras-chave o ajudarão a restringir sua definição de concorrentes. 
  • Descubra quem está na classificação de suas palavras-chave específicas: Selecione as 10 principais palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. Conecte-os ao Google para encontrar seus principais concorrentes.
  • Navegue nas redes sociais usando suas palavras-chave: agora, use as suas principais palavras-chave para ver quem fica em primeiro lugar nos resultados sociais. Por exemplo, insira essas palavras-chave na barra de pesquisa do Facebook para ver quem aparece. 
  • Descubra as marcas que seu público está seguindo: Twitter Analytics e Facebook Audience Insights ajudam os profissionais de marketing a descobrir quais outras marcas seu público segue. 

Você seria capaz de construir uma longa lista de clientes em potencial depois de tentar essas técnicas.

No entanto, restrinja sua lista a apenas cinco marcas que estão competindo mais de perto com você nas redes sociais.

E então você pode realizar uma análise SWOT para analisar seu negócio e a concorrência em termos de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. 

Analisar a maneira como seus concorrentes estão usando as mídias sociais para impulsionar o crescimento dos negócios ajudará você a identificar oportunidades. Isso não significa que você precisa imitar seus concorrentes.

Se seus concorrentes se concentram principalmente no Facebook, por exemplo, você pode tentar outras redes em que seu público não seja atendido. 

Dica Profissional: Observe os comentários e análises das páginas de mídia social de seus concorrentes para ver o que seus clientes estão reclamando ou solicitando. A escuta social é uma forma eficaz de ficar de olho na concorrência. 

Quando você descobrir isso, vá e crie conteúdo sobre essas solicitações específicas e feche a lacuna. Isso lhe dá uma grande vantagem sobre seus concorrentes. 

Etapa 4: determine em quais plataformas de mídia social você anunciará

Conforme discutido anteriormente, nem todos os canais sociais são criados iguais.

Cada plataforma tem seu próprio ritmo e um conjunto particular de usuários com características próprias de interação com o conteúdo.

Uma pessoa que usa o YouTube para assistir seu programa favorito não pode usar o Linkedin pelo mesmo motivo. 

Como existem centenas de plataformas de mídia social por aí, você não pode simplesmente incluir todas as plataformas em sua estratégia.

Além disso, você não pode publicar exatamente o mesmo conteúdo em todas as plataformas. Portanto, é importante fazer algumas lições de casa ao escolher as plataformas ideais para sua estratégia de marketing.

Aqui estão algumas dicas para selecionar a plataforma de mídia social certa: Considere os dados demográficos do público 

O que você sabe sobre seus clientes? Eles são mais jovens, mais velhos, do sexo masculino ou feminino? Já cobrimos como uma marca pode desenvolver um melhor entendimento de seu público. 

Ao estudar dados demográficos, você será capaz de identificar as plataformas que se encaixam em sua estratégia.

Por exemplo, desenvolver uma presença no Snapchat para sua empresa pode não ser uma boa ideia se seu maior segmento de clientes tiver 60 anos ou mulheres mais velhas. Da mesma forma, construir uma presença no Pinterest seria um desperdício de seus esforços se o seu público-alvo fosse apenas homens. 

Em muitos casos, o Facebook e o YouTube proporcionarão o melhor retorno; em outros, pode ser Google ou Linkedin. Novamente, os dados são seus melhores amigos quando se trata de descobrir em quais plataformas de mídia social seu público-alvo adora passar o tempo. Alinhe-se com suas metas de negócios 

Também é crucial considerar seus objetivos de negócios ao adicionar redes sociais à sua estratégia. 

Por exemplo, você pode priorizar o Twitter para melhorar seus esforços de atendimento ao cliente. Se você deseja mostrar suas ofertas de uma forma visualmente atraente, o Instagram seria uma ótima escolha. 

A chave aqui é alinhar os benefícios da plataforma com seus objetivos de negócios. 

Dica profissional: encontre um meio termo entre onde seus clientes estão e o que você se sente confortável em usar ou anunciar. 

Etapa 5: Crie um conteúdo envolvente

Neste ponto, você deve ter uma boa ideia de quais plataformas cobrir. É hora de falar sobre o conteúdo e como torná-lo mais relevante e envolvente.

A criação de conteúdo compartilhável e agradável se resume a compreender a psicologia do seu público. Você pode então entender exatamente o que os deixa felizes e animados. 

Conteúdo é tudo o que você posta: um tweet, uma foto de seu produto no Instagram, uma atualização de status do Facebook, uma postagem de blog no LinkedIn e assim por diante. Você precisa personalizar seu conteúdo para cada plataforma E mantê-lo relevante para o seu público. 

Realize pesquisas de palavras-chave 

Embora a pesquisa e a análise de palavras-chave sejam essenciais para obter sucesso com a publicidade de busca, a realização de pesquisas de palavras-chave pode melhorar drasticamente sua visibilidade nas mídias sociais. 

Esteja seu público-alvo no Instagram, Facebook ou YouTube, determine quais palavras-chave seu público usa para encontrar seu conteúdo favorito nas redes sociais.

Isso permitirá que você descubra os desejos e necessidades de seu público. 

Pesquisar e identificar as palavras-chave certas de mídia social lhe dará uma ideia clara de como estruturar sua mensagem de forma eficaz.

O processo o orienta nas atividades, desde a otimização de vídeos até a marcação de imagens. 

Digamos que você queira criar uma postagem no blog. A pesquisa de palavras-chave o ajudará a criar exatamente o que seu público está procurando. Existem várias ferramentas incríveis de pesquisa de palavras-chave que podem tornar sua vida mais fácil. 

Você deseja criar conteúdo que as pessoas precisam e desejam. Portanto, passe algum tempo encontrando as frases exatas que seu público-alvo de mídia social está usando para encontrar conteúdo. Configurar pixel de mídia social 

Um pixel é um código que você coloca em seu site para rastrear usuários conforme eles interagem com seus anúncios e site do Facebook.

Isso ajudará você a rastrear conversões de anúncios do Facebook, otimizar anúncios, fazer remarketing para os visitantes de sua página, saber quais páginas eles visitaram e ver se alguém concluiu a ação desejada. 

Você pode instalar o pixel do Facebook mesmo se não estiver usando anúncios do Facebook.

Ele começará a coletar dados imediatamente para que você não precise começar do zero ao criar seu primeiro anúncio no Facebook. 

E se você precisar de mais ajuda para configurar seu pixel do Facebook, posso orientá-lo através das etapas aqui. 

Dica profissional: o contexto é mais importante do que o conteúdo. 

Etapa 6: Anuncie Postagens nas Redes Sociais

É difícil fazer com que seu conteúdo seja notado na web, especialmente nas redes sociais, onde quase metade do conteúdo obtém zero compartilhamentos.

Para aproveitar ao máximo suas mídias sociais, siga a regra 80/20 que diz: “gaste 20% do seu tempo criando conteúdo e o restante (80%) promovendo-o”. 

Tenho certeza de que você já ouviu a frase: “Se o conteúdo é rei, a distribuição é rainha”. 

A criação de conteúdo é um processo demorado. Se você criar um ótimo conteúdo em primeiro lugar, seria muito mais fácil impulsionar o engajamento. Infelizmente, a maioria das pessoas não publica conteúdo de alta qualidade e acaba não produzindo nada para seus negócios. 

Portanto, em primeiro lugar, seu conteúdo deve oferecer exatamente o que seu público está procurando. E então você pode aumentar o engajamento e a visibilidade usando redes sociais pagas. 

A maioria das principais plataformas de mídia social permite que você exiba anúncios. Você pode executar campanhas sociais pagas para atender a objetivos de negócios específicos a um custo relativamente baixo. 

Dica profissional: ao criar anúncios, crie diferentes versões de anúncios com mensagens diferentes para garantir o máximo e melhor engajamento. Isso ajuda você a falar com cada pessoa individualmente.

Etapa 7: Analise os resultados com frequência

Sua estratégia de marketing de mídia social é uma parte importante de seu plano de marketing geral. É difícil acertar da primeira vez.

Ao começar a implementar sua estratégia e medir o desempenho, você pode descobrir que algumas de suas táticas não funcionam tão bem quanto o previsto.

Portanto, é essencial analisar seus resultados para identificar e corrigir problemas. 

O que você deve estar rastreando?

Da porcentagem pós-engajamento à contagem de seguidores, as métricas de mídia social podem ser confusas. No entanto, você deve determinar e acompanhar as métricas corretas com base em seus objetivos.

Para cada meta, você precisa de uma métrica relacionada. 

Digamos que sua meta seja aumentar as conversões das redes sociais em 25% em um período de 2 meses.

Para conseguir isso, você lança uma campanha que inclui anúncios e influenciadores. Para analisar seus resultados, você precisa examinar o tráfego social e a métrica da taxa de conversão na análise do seu site. 

Métricas que realmente importam: 

  • Volume: quantas pessoas estão falando sobre sua marca ou campanhas? O volume é a métrica mais fácil de medir. O Facebook Insights, por exemplo, mede quantos usuários únicos postaram algo em suas paredes que fala sobre sua marca.  
  • Alcance: é uma medida do tamanho potencial do público. Ele responde até que ponto o seu conteúdo está se disseminando. 
  • Engajamento: o que seu público está fazendo para engajar e divulgar seu conteúdo? Os compartilhamentos do Facebook e os retuítes do Twitter informam quem está divulgando seu conteúdo, enquanto curtidas, comentários e reações são úteis para saber quem está respondendo ao seu conteúdo. 
  • Influência: seu conteúdo de mídia social é poderoso o suficiente para encorajar seus seguidores a realmente fazerem qualquer coisa? Ter milhões de seguidores é uma coisa, criar uma presença impactante na mídia social é outra. 
  • Compartilhamento de voz: qual porcentagem da conversa geral sobre seu setor fala sobre seu negócio em comparação com seus principais concorrentes. Compartilhamento de voz é uma métrica chave se você deseja saber como está indo sua estratégia de marketing de mídia social. 

É importante reavaliar sua estratégia regularmente com base em dados e insights. Você também pode usar análises para testar as coisas umas contra as outras.

Refine sua estratégia com base no que funciona e no que não funciona. 

Com que frequência você deve postar nas mídias sociais?

Se você postar com pouca frequência, seus seguidores esquecerão sua marca. Se você postar com muita frequência, eles podem descobrir que sua marca está superlotando o feed.

No Facebook, as empresas com menos de 10.000 seguidores que postam mais de 60 vezes por mês recebem 60% menos cliques por postagem do que as empresas que postam 5 ou menos vezes por mês. 

Não sobrecarregue seu público com conteúdo. Seja seletivo sobre o que você está compartilhando.

Vamos colocar desta forma: criar um único vídeo adorável é melhor do que encher seu público com 100 vídeos que não agregam valor. 

Dicas profissionais para criar as melhores experiências de mídia social para seu público 

  • Seja receptivo: envolva-se com aqueles que respondem ao seu conteúdo ou compartilham algo em suas páginas – a capacidade de resposta incentiva mais conversões. 
  • Tenha objetivos claros: certifique-se de saber o que está procurando. 
  • Seja consistente: poste com frequência e em uma taxa confortável. Programe suas postagens com antecedência, se possível. 
  • Tenha um tema: escolha temas para dias específicos da semana para aumentar o engajamento. 
  • Conte uma história: envolva os clientes nas redes sociais com a narrativa da marca. 
  • Faça com paixão: Ou não faça nada. 
  • Comunicar: compartilhe tudo com sua equipe; objetivos, FALHAS e sucesso. 
  • Seja um criador de tendências: não apenas siga as tendências, seja uma fonte de inspiração para outras pessoas. 
  • Use públicos de remarketing: não se esqueça de usar seus públicos de remarketing. 

Conclusão

Espero que este guia o ajude a finalmente criar uma estratégia de marketing de mídia social que funcione. 

Existem mais de 200 sites de mídia social. Construa sua presença em pelo menos alguns deles. Esteja onde está o seu público. Mantenha-se atualizado com as últimas tendências e tecnologias para ter sucesso. 

Não há melhor estratégia de crescimento para o seu negócio do que o marketing de mídia social que é incorporado a uma estratégia de marketing de influenciador matador. 

Compartilhe agora mesmo:

Curso GRÁTIS Como Ser Afiliado e Vender na Internet.

Digite seu Email abaixo que eu vou enviar o CURSO para ele... Vai demorar uns 5 minutos para chegar.

100% gratuito

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Livro Digital Grátis

Descubra AGORA 30 maneiras de fazer sua primeira venda ONLINE

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Livro Digital Grátis
Descubra AGORA
30 maneiras de fazer
sua primeira venda
ONLINE

Se você tem poucas ideias para fazer sua primeira venda online, reunimos uma lista de trinta métodos que você pode testar imediatamente. Vamos começar.
Baixe de graça seu LIVRO DIGITAL e comece ainda hoje a aplicar as estratégias que você vai aprender.