30 maneiras de fazer sua primeira venda ONLINE

DOWNLOAD GRÁTIS


	

O que é Marketing Digital? como fazer e começar sua estratégia em 2022

Tempo de leitura: 31 min

Escrito por Márcio Barbosa
em 01/08/2021

Livro Digital Grátis

Descubra AGORA 30 maneiras de fazer sua primeira venda ONLINE

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Olá tudo bem? Chamo-me Márcio Barbosa e fiz este Artigo para ajudar você a entender mais sobre Marketing Digital!

Então, até o final deste artigo eu irei contar: o que é Marketing Digital, como funciona e como começar a usá-lo. Borá lá?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o assunto, mas você sabe efetivamente o que é e como funciona o Marketing Digital?

Então, vamos por partes! 

De onde veio o Marketing Digital?

O marketing existe desde que os humanos começaram a vender. Podemos dizer que o marketing é tão antigo quanto a própria civilização humana. 

À medida que a tecnologia avança, as velhas táticas de marketing se tornam obsoletas. No entanto, alguns desses meios de marketing tradicionais ainda são bastante eficazes.

No começo da ‘internet’, os sistemas eram ultrapassados. Não existiam canais de interação entre empresa e cliente. A comunicação se dava de forma unilateral, como nos métodos tradicionais de Marketing.

A internet foi evoluindo e, por volta dos anos 2000, o Marketing Digital passou a ser construído.

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

Então, dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo. É no entanto, ele usa ferramentas como redes sociaise-mail marketing e sites.

O Marketing Digital permite que as empresas se aproximem mais de seus públicos, e é nesse ponto que precisam saber se comunicar da forma correta.

Além de facilitar no momento certo a comunicação, o Marketing Digital é uma excelente ferramenta para fortalecer a marca e consequentemente realizar melhores vendas.

Diferentes tipos de marketing digital

O marketing digital é um assunto amplo que cobre uma grande variedade de técnicas de marketing. Então eu vou destacar alguns dos principais tipos de marketing digital: 

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Quando você faz uma pesquisa no Google, por que alguns sites aparecem no topo? Por exemplo, se você digitar “a melhor pizza de Campina Grande”, alguns sites aparecem no topo dos resultados de pesquisa e muitos não. 

Por que é fundamental para sua empresa se concentrar em SEO? 

Então vamos dar uma olhada nas estatísticas para saber por quê: 

25% das pessoas clicam no primeiro resultado de pesquisa do Google. Isso significa que se o seu site não for o primeiro nos resultados de pesquisa do Google para palavras-chave relevantes, você perderá 25% dos seus clientes imediatamente. 

A taxa de cliques (CTR) cai drasticamente após a posição um. Se o seu site estiver na décima posição no Google, por exemplo, você obterá uma decepcionante taxa de cliques de 2,5%. E você não quer que suas páginas estejam na segunda página porque as pessoas raramente vão lá. 

SEO é a resposta se você deseja colocar sua empresa no topo para atrair o maior número de clientes em potencial. 

Deixe-me definir o termo SEO bem rápido: 

SEO significa otimização de mecanismo de pesquisa. É um processo de aumentar a visibilidade do seu site para termos de pesquisa relevantes. Se você deseja obter tráfego mais consistente e relevante para seu site por meio de mecanismos de pesquisa, o SEO é o caminho a percorrer. 

Quando se trata de digital, as coisas mudam rapidamente. Todas as semanas encontramos um novo método ou hack que promete ótimos resultados de SEO. Uma coisa eficaz hoje pode se tornar inútil amanhã. 

Portanto, é difícil determinar o que merece mais atenção. E nem todas as técnicas merecem os mesmos resultados. Mas deixe-me dar algumas dicas valiosas de SEO: 

  • Aumente a velocidade da página: remova tudo o que está deixando seu site mais lento porque um atraso de um segundo no tempo de carregamento da página leva a uma perda de 7% na conversão.  
  • Incentive sites de boa reputação a criarem links para os seus – os links de entrada são a força vital das classificações dos mecanismos de pesquisa. 
  • Concentre-se no SEO na página porque ajuda os mecanismos de pesquisa a entender do que se trata suas páginas da web – escreva meta descrições exclusivas para cada página. 
  • Crie conteúdo exclusivo com base em suas palavras-chave específicas

Marketing de busca (SEM)

Marketing de busca (SEM)

O Marketing Digital é um mundo barulhento, sem dúvida. 

Milhões de empresas estão lutando para obter sua parcela de atenção online. E nunca foi tão importante comercializar online. 

Falamos sobre SEO, que requer esforços de longo prazo para produzir resultados significativos – SEO não produz resultados rápidos. E você não pode esperar por um ano para obter seus próximos clientes através do seu site de negócios. 

É exatamente por isso que você precisa explorar mais sobre SEM. 

SEM é uma forma eficaz de marketing de sua empresa, principalmente usando anúncios pagos que aparecem nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs). Tenho certeza de que você viu esses anúncios aparecendo no topo e na parte inferior dos resultados de pesquisa do Google. 

Freqüentemente chamados de anúncios pay-per-click ou campanha ppc, esses anúncios podem ser usados ​​em uma variedade de formatos; por exemplo, anúncios baseados em texto, anúncios da lista de produtos, anúncios baseados em produtos, etc. 

O conceito de SEO é baseado em uma forma orgânica de obter classificações mais altas. No caso do SEM, você paga aos mecanismos de pesquisa uma taxa para obter cliques e tráfego. No entanto, ambas as táticas têm o objetivo de ajudá-lo a dominar SERPs. 

Deixe-me listar rapidamente os tipos de SEM: 

  • SEO (pesquisa orgânica)
  • Pesquisa paga 
  • Pesquisa local 

Palavras-chave são a base do SEM 

O SEM ou o marketing de mecanismo de pesquisa é útil quando você precisa expandir seus negócios em um mercado competitivo. Mas é importante acertar para gerar um bom retorno. 

Para acertar, você deve realizar uma pesquisa abrangente para escolher e direcionar as palavras-chave. 

Então quando eu digo palavras-chave, isso significa os termos ou palavras que seus clientes em potencial provavelmente usarão ao pesquisar seus produtos ou serviços. 

Existem muitas ferramentas que você pode usar para encontrar informações valiosas relacionadas a palavras-chave. 

Para dominar a arte do SEM, primeiro você precisa aprender como funcionam os leilões de anúncios, como identificar as palavras-chave certas para dar lance e como definir o orçamento certo.  

Um equívoco comum 

Muitas vezes as pessoas pensam que quem tem o maior orçamento vence. Se você for intencional, use as palavras-chave certas e consistentes, então você poderá assistir à sua busca orgânica disparar com o tempo, sem pagar um centavo por publicidade.

Aumentamos nosso blog para 50.000 leitores mensais organicamente (sem usar anúncios) usando uma estratégia digital e marketing de conteúdo altamente customizada.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é vital no marketing digital. Quer você crie um site de negócios, perfis sociais, anúncios pagos ou qualquer outra coisa, você precisa de um conteúdo poderoso para transmitir sua mensagem. 

O que vem à sua mente quando ouve o termo “marketing de conteúdo”? Postagens no blog? Vídeos do YouTube? O Facebook? 

Surpreendentemente, o marketing de conteúdo já existe muito antes da internet. Algumas das maiores marcas do mundo usaram o marketing de conteúdo para se tornar o que são hoje. 

Então, deixe-me lhe dar um exemplo: 

A Johnson & Johnson lançou uma publicação chamada “Métodos modernos de tratamento anti-séptico de feridas” em 1888. A empresa publicou esse conteúdo para atender às necessidades de informação dos médicos a quem vendem curativos. 

A Internet, no entanto, revolucionou completamente a maneira como as empresas utilizam o conteúdo para melhorar seus resultados financeiros. 

Muitas pessoas consideram o marketing de conteúdo uma tendência. Acredito que o marketing de conteúdo está no centro de tudo o que você faz para atrair clientes online. 

É tudo uma questão de contar histórias

Portanto se você conta ótimas histórias, isso ajuda a adicionar elementos humanos ao seu conteúdo. É provável que as pessoas amem as marcas que contam grandes histórias. 

Contar histórias não envolve apenas personagens fictícios ou imaginação. Promove a sensação de união, amor e bem-estar em seu corpo.  

Então caso você esteja se perguntando como aprender a arte de contar histórias, aqui estão algumas dicas: 

  • Envolva os sentidos do seu público 
  • Use a curiosidade, o suspense e a tensão em suas histórias 
  • Não se esqueça de que eventualmente você deseja vender um produto ou serviço 
  • Deixe seu público com um sentimento de admiração 

O marketing de conteúdo ajuda você a construir um relacionamento forte 

O marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo que torna muito fácil construir relacionamentos com seu público-alvo. Ao contrário de uma campanha de publicidade paga, o marketing de conteúdo mostra que você se preocupa com seu público.

Você cria conteúdo individualizado apenas para suas necessidades específicas.

Então sabemos que os consumidores de hoje gostam de construir relacionamentos com marcas que se preocupam com seus problemas e mantêm seu público envolvido por meio de conteúdo atraente. 

O marketing de conteúdo é muito mais do que um blog. Posteriormente na postagem, falarei mais sobre o tipo de conteúdo que você pode usar para entregar sua mensagem às pessoas certas. 

Social Media Marketing (SMM)

Social Media Marketing (SMM)

Tenho certeza de que você já sabe o quão grande é a mídia social e que tipo de impacto ela pode criar para um negócio. 

A mídia social é um dos maiores canais de marketing digital que as empresas têm usado para atingir seus objetivos. 

Você sabia que mais de 3,6 bilhões de pessoas usaram as mídias sociais em 2021? Projeta-se que esse número aumente para 4,4 bilhões em 2025. 

Você quer perder a oportunidade de se conectar com mais da metade da população mundial? 

A mídia social é uma parte fundamental de qualquer estratégia abrangente de marketing digital. 

O uso generalizado de telefones celulares e mídias sociais é uma oportunidade incrível para empreendedores e profissionais de marketing aumentarem o número de seguidores. 

Mas o que é marketing de mídia social e como ele pode beneficiar sua empresa? 

O marketing de mídia social ou SMM é o processo de criação de conteúdo exclusivo e relevante para impulsionar o engajamento e o seguimento social. Quando bem feito, SMM pode produzir o seguinte para sua marca: 

  • Aumento do público – ganhe seguidores leais e dedicados
  • Direcione tráfego para seu site 
  • Estabeleça uma reputação e ganhe confiança
  • Construa relacionamentos de longo prazo

Nem é preciso dizer que o marketing digital é essencial para o crescimento do negócio, mas não é possível implementar todas as técnicas e estratégias.

Eu não recomendo que você tente de tudo se estiver apenas começando. Mas o marketing de mídia social é algo que você não pode ignorar. 

Na verdade, a mídia social é um ótimo lugar para começar. 

Você sabia que um adulto americano médio gasta 38 minutos nas redes sociais todos os dias? 

Eu entendo como é difícil ser ouvido nas redes sociais. Plataformas como Facebook e Instagram são lugares lotados. E não é fácil alcançar seu público em potencial por meio do alcance orgânico. 

Solução? Crie a mensagem certa e coloque-a na frente das pessoas certas no momento certo.

Então Use anúncios para aumentar seu alcance, mas certifique-se de encontrar o público certo. É aí que a mágica acontece – Encontrar o público certo com a ajuda de opções de segmentação avançadas. 

Publicidade paga por clique (PPC)

Você provavelmente já ouviu falar um pouco sobre marketing de PPC, especialmente se você for um empresário ou coach. Você já sabe que o PPC é um dos canais de marketing online que pode ser usado para divulgar o seu negócio. 

Deixe-me definir o PPC para ajudá-lo a entender melhor o conceito: 

Pay-per-click ou PPC é uma técnica de marketing online em que você paga uma taxa cada vez que alguém clica em seu anúncio. Ou você pode dizer que é uma forma de comprar visitas ao seu site. 

Em vez de direcionar o tráfego organicamente (SEO), você tenta comprar visitas. 

PPC é uma forma popular de SEM que permite que você faça lances para a colocação de anúncios. Sempre que alguém pesquisa algo usando uma palavra-chave relacionada ao seu negócio, seu anúncio aparecerá em algum lugar dos resultados do Google. 

Por exemplo, se você definir um lance para a palavra-chave “melhores treinadores de negócios”, seu anúncio será exibido nos resultados do Google sempre que seus clientes em potencial pesquisarem essa palavra-chave. 

O Google Ads é a forma mais popular de PPC

Como mencionei antes, o Google Ads opera em um modelo PPC: você dá lances em palavras-chave e paga uma pequena taxa por cada clique em seus anúncios. 

Quando um usuário inicia uma pesquisa, o Google analisa seu conjunto de anúncios e seleciona um conjunto de vencedores para aparecer na página de resultados de pesquisa. 

Como o gigantesco mecanismo de busca escolhe o vencedor? 

Bem, ele opta por exibir certos anúncios com base em vários fatores: o tamanho de seus lances de palavras-chave, a qualidade da relevância de suas palavras-chave, campanhas de anúncios e índice de qualidade. 

Qual é o índice de qualidade? 

Índice de qualidade é como o Google avalia a relevância e a qualidade de suas palavras-chave e anúncios PPC. Aqui estão alguns fatores importantes que determinam seu índice de qualidade: 

  • Qualidade e relevância da sua página de destino 
  • A relevância do texto do seu anúncio 
  • O histórico de seu desempenho no Google Ads 
  • Sua taxa de cliques (CTR) 
  • A relevância de cada palavra-chave para seu grupo de anúncios

Assim como outros canais de marketing digital, não é fácil atingir seu público usando PPC. 

Essas informações podem ser opressivas, especialmente se você não souber muito sobre PPC e como ele funciona. 

Mas deixe-me dizer uma coisa: quando você faz o PPC certo, ele reduz seus custos e leva a classificações de anúncios mais altas. E isso significa mais visitas de qualidade ao seu site. 

Ao criar anúncios, concentre-se em atrair as pessoas certas, pois seu público-alvo é um conjunto de pessoas específicas na internet. 

Marketing de afiliados

Marketing de afiliados

Você já ouviu falar sobre como ganhar dinheiro dormindo? 

A ideia por trás do marketing de afiliados é que você promova produtos ou serviços de outras pessoas e acabe ganhando uma comissão quando alguém os compra. 

Você pode dizer que é um modelo de marketing baseado na divisão da receita. Você pode ganhar dinheiro promovendo produtos de terceiros ou oferecer aos promotores um incentivo financeiro para promover seu negócio.

Digamos que você queira mais clientes. O marketing de afiliados permite que outras pessoas promovam seus produtos e serviços.

Se você não tem um produto, pode simplesmente encontrar um produto de que goste, promovê-lo para outras pessoas e ganhar uma comissão por cada venda que fizer.

Por exemplo, oferecemos uma comissão de 50% para quem vende nossa Comunidade de Empreendedores (TEC).

Vamos dar uma olhada rápida nas quatro partes de um sistema de marketing de afiliados de sucesso: 

  • O comerciante: o vendedor, marca, vendedor ou fabricante. Pode ser um indivíduo que vende cursos online ou uma grande empresa como a Dyson. 
  • O afiliado: também conhecido como editores, os afiliados também podem ser um indivíduo ou uma empresa que pode ganhar milhares de dólares em comissões a cada mês. 
  • O consumidor: o cliente ou consumidor que realmente compra esses produtos ou serviços. O afiliado tenta fazer marketing para os consumidores usando vários canais: rede social, mecanismo de pesquisa, marketing de conteúdo, etc. 
  • A rede: a maioria das pessoas não inclui este na equação. Uma rede funciona como um intermediário entre o comerciante e o afiliado. Lida com o pagamento e entrega do produto, melhorando a forma como funciona o marketing de afiliados. 

Então, onde você se encaixa nesse sistema de marketing? 

Email M arketing

O marketing por email é um dos tipos mais antigos de marketing digital. Algumas pessoas pensam que o marketing por e-mail não é mais eficaz na era dos chatbots, da inteligência artificial e da realidade virtual. 

Mas vou discordar. 

Em outras palavras o marketing por e-mail ainda está forte hoje e é classificado como uma das formas eficazes de atingir seu público. 

Por quê? Porque as pessoas usam mais e-mails do que outras plataformas de comunicação digital. 

Havia 3,9 bilhões de usuários de email em 2019. E esse número deve crescer para 4,3 bilhões em 2023. Além disso, se você gastar um dólar em marketing por email, terá um retorno médio de US $ 42 . 

O marketing por email não está morto. Acho que é melhor do que a maioria dos canais de marketing digital que existem. 

Se você tem algo para vender, seus clientes em potencial estão usando o e-mail. Tudo o que você precisa fazer é fazê-los abrir seu e-mail e fazer o que você quiser. 

Mas é difícil fazer isso, pois as pessoas são bombardeadas com interrupções e anúncios indesejados. Mesmo que seus e-mails sejam criados com maestria, eles têm a mesma aparência do resto quando chegam à caixa de entrada de alguém. 

Então quando você envia um e-mail para alguém, você se torna um convidado na caixa de entrada. Você faz tudo o que seu anfitrião gosta que você faça. 

Por exemplo a maioria das empresas usa o email marketing como um canal para se comunicar com seu público. Você pode promover seu conteúdo, informar seu público sobre seus novos programas ou eventos, ou até mesmo direcioná-los para seu site. 

Aqui estão algumas dicas comprovadas de marketing por e-mail 

  • Construa sua lista de assinantes incluindo apenas aqueles que estão realmente interessados ​​em tudo o que você oferece. 
  • Adicione um elemento pessoal e divertido aos seus e-mails e certifique-se de criar linhas de assunto atraentes. 
  • Não deixe seus e-mails irem para a pasta de spam. Certifique-se de que seu público tenha optado por receber seus e-mails. 
  • Adicione frases de chamariz interessantes. Dê aos seus leitores a oportunidade de reagir e responder. 
  • Segmente seus públicos e crie listas com base em necessidades e requisitos específicos.

Marketing de entrada

Existem duas maneiras de se conectar com seu público online: eles vêm até você ou você os alcança por meio de anúncios. 

O marketing de entrada trata de atrair seus clientes para seus produtos e serviços por meio de diferentes técnicas, como marketing de conteúdo e mídia social. 

Você atrai e envolve seu público em todas as fases da jornada do comprador. 

Aqui estão alguns exemplos de marketing de entrada: 

  • Blogging 
  • Marketing de vídeo 
  • Ebooks 
  • Campanhas de mídia social 
  • Webinars 

Por que o marketing digital é importante para sua empresa

O marketing digital é mais importante do que nunca. Embora o marketing tradicional ainda seja bastante eficaz, o marketing digital está prestes a se tornar a forma mais poderosa de marketing. 

Cada vez mais consumidores estão comprando produtos e serviços online. 

Sobretudo espera-se que mais de 2,14 bilhões de pessoas comprem coisas online em 2021. 

Então você acha que é sábio ignorar o marketing online em um ambiente onde as pessoas adoram encontrar soluções online? 

Aqui estão quatro benefícios principais do marketing digital: 

1. Alcance seus clientes ideais na hora certa, onde eles estão

A princípio nenhuma outra plataforma de marketing oferece a oportunidade de alcançar as pessoas ideais no momento certo e acompanhar seus resultados com grande precisão. 

Ainda mais os métodos tradicionais de marketing, como sinalização ou TV, não oferecem tanto controle sobre quem pode ver sua mensagem e quando. Em outras palavras, o marketing tradicional é como atirar no escuro ou jogar espaguete na parede. 

É aqui que o marketing digital coloca você no controle e fornece várias ferramentas para mostrar sua mensagem às pessoas que importam. 

Primeiro, você identifica um público e, em seguida, envia conteúdo altamente personalizado. Se você precisar de ajuda adicional para encontrar seu público ideal, baixe nossa Planilha de Avatar do Cliente que o ajudará a criar seu comprador ideal.

Se você decidir usar a mídia social para expandir sua pegada digital, poderá usar várias ferramentas como a acima para encontrar as pessoas ideais e, em seguida, colocar sua mensagem na frente delas. 

Por exemplo, você pode exibir anúncios de mídia social para um público específico com base em suas características e dados demográficos, como idade, renda, sexo, interesses, comportamento e assim por diante. 

Enfim o marketing digital permite que você identifique sua buyer persona e melhore sua estratégia ao longo do tempo para garantir que está falando com as pessoas certas. 

2. Tenha alcance global

Você cria um perfil no Linkedin e de repente passa a fazer parte de uma rede global com mais de 722 milhões de pessoas. 

Se você construir um site para o seu negócio, você criará uma plataforma online para um público global. 

Não é incrível ver como o marketing digital expande seu alcance e permite que você se conecte com seu público em todo o mundo? 

Mais importante ainda, o marketing digital é eficaz em termos de custos. Você não precisa gastar milhares de dólares a menos que queira. 

3. Construir relacionamentos duradouros

Outro grande benefício do marketing digital é que ele oferece muitas oportunidades de se conectar e construir relacionamentos com seu público. 

Você pode compartilhar seu conteúdo e responder a tudo o que seu público tem a dizer sobre seu negócio. A mídia social por si só, por exemplo, é uma ótima maneira de envolver seu pessoal e iniciar uma comunicação bidirecional. 

Plataformas como Instagram, Facebook e Twitter não servem apenas para promover o seu negócio. 

Deixe-me dar uma estatística rápida: 

76% dos consumidores tendem a comprar de uma marca à qual se sentem conectados. 

Quando você se concentra em construir relacionamentos com o cliente, isso afeta diretamente seus resultados financeiros. Em outras palavras, seu público aumentará os gastos com seu negócio se se sentir conectado à sua marca. 

4. Faça crescer a sua marca pessoal

Uma marca pessoal é como você se apresenta online e offline. Muito antes do advento da internet, apenas celebridades ou grandes empresas tinham marcas pessoais. 

Apenas aqueles atores, atletas e músicos populares receberam toda a atenção. 

Um pequeno empresário ou influenciador não conseguia pensar em construir uma marca pessoal há 20 anos. 

Mas hey, as coisas mudaram dramaticamente. 

Você pode ser um líder inovador se estiver disposto a dedicar o tempo e o esforço necessários. 

Milhares de pessoas comuns estão usando ferramentas digitais para atrair inúmeras pessoas para seus perfis de mídia social e sites. 

Basta olhar para o TikTok , como exemplo. 

Que tipo de conteúdo digital devo criar para minha empresa? 

Muitas pessoas fazem essa pergunta porque não sabem muito sobre seu público e suas necessidades. 

Para entender que tipo de conteúdo digital seria ideal para sua empresa, primeiro entenda a jornada de seu comprador e o tipo de cliente ou clientes que você tem. 

Sua estratégia de conteúdo deve estar alinhada com a jornada do comprador para envolver seus clientes potenciais com a mensagem certa. 

Deixe-me simplificar! 

Um comprador passa por uma jornada ou etapas antes de comprar um produto. Essa jornada pode ser diferente dependendo do seu modelo de negócios ou produtos. 

No entanto, o básico permanece o mesmo: as pessoas percebem um problema, consideram diferentes soluções, tomam uma decisão e, em seguida, avaliam sua decisão com base no resultado. Nós os chamamos de quatro estágios da jornada do comprador: 

  • Conscientização: seus clientes em potencial percebem um problema e começam a pesquisar para entendê-lo melhor. 
  • Interesse: Eles definiram seus problemas e estão procurando as soluções disponíveis. 
  • Decisão: Encontram algumas soluções e estão prontos para escolher uma delas. 
  • Ação: eles finalmente escolhem um.

O verdadeiro desafio é entregar conteúdo relevante para seus clientes em potencial que estão nos quatro diferentes estágios da jornada do comprador – você deseja atender a cada um de seus pontos fracos e necessidades.

As necessidades de conteúdo de um cliente em potencial no estágio de conscientização são diferentes daquelas no estágio de decisão. 

O tipo de conteúdo que você deve criar depende de onde seus clientes potenciais estão na jornada do comprador. No estágio de conscientização, seu público precisa identificar e entender melhor seus problemas. 

Portanto, você deve criar postagens de blog ou qualquer forma de conteúdo educacional. Da mesma forma, na fase de decisão, você pode criar mais conteúdo específico para a marca. 

Mas não existe uma regra rígida e rápida quanto ao tipo de conteúdo que você precisa criar para cada estágio da jornada do comprador. Seu objetivo é mover seus clientes em potencial de uma etapa do funil de vendas para outra. 

Além disso, você precisa de conteúdo dedicado específico para o avatar de cada cliente para encontrá-los onde eles estão. Resumindo, todo o seu conteúdo online e offline deve falar ao seu público de uma maneira que ele entenda.

Confira as formas populares de conteúdo digital: 

Vídeo

Isso pode ser qualquer coisa, desde vídeos do youtube até o Facebook Live.

Embora você possa usar o conteúdo de vídeo para atender ao seu público em qualquer estágio da jornada do comprador, seria ideal se você os usasse no estágio de interesse, quando as pessoas precisam avaliar soluções diferentes. 

Aqui está um exemplo simples e fácil de um Facebook Live que criamos para nossa comunidade de empreendedores. Ao criar seu Facebook Live, você pode fazer qualquer estilo de vídeo que desejar, mas certifique-se de otimizar para estas coisas importantes:

  • Um título forte que chama a atenção
  • Uma mensagem clara
  • Áudio e vídeo claros
  • Um fundo calmo com boa iluminação
  • Mostre sua personalidade e transforme-a em VOCÊ
  • Interaja com o seu público e faça com que se sintam incluídos

Conteúdo do blog

As postagens no blog podem fornecer ótimos resultados quando seus clientes em potencial estão no estágio de conscientização, em que precisam definir seus problemas com mais precisão.

Se você der uma olhada em nosso blog, geralmente nos concentramos em definir problemas e perguntas básicas de marketing digital que nosso público pode ter. Assim como este blog que você está lendo agora: ele aborda uma questão básica. 

Webinar

Criar um webinar é outra maneira eficaz de levar seus clientes em potencial ao funil de vendas e fazê-los comprar seus produtos.

É um evento que você realiza exclusivamente na internet para engajar seu público online.

Como o webinar é uma forma de conteúdo detalhada e mais interativa, ele dá a você a chance de ganhar a confiança de seu pessoal antes de pedir que comprem ou se inscrevam em seus serviços.

Conteúdo de mídia social

Existem centenas de plataformas de mídia social que incentivam diferentes formatos de conteúdo.

Por exemplo, o Instagram é mais sobre recursos visuais, imagens e vídeos.

Escolha as plataformas de mídia social certas para o seu negócio e, em seguida, crie um conteúdo exclusivo para cada plataforma. Mas existem algumas plataformas obrigatórias, independentemente da natureza do seu negócio; por exemplo, Facebook e Linkedin. 

Infográficos

Os infográficos são bastante úteis quando o objetivo é fornecer informações complexas de uma forma fácil de entender. Eles aumentam sua chance de ser encontrado nas redes sociais. 

Testemunhos

O que seus clientes atuais ou clientes dizem sobre sua empresa pode fazer toda a diferença. Portanto, seria uma boa ideia mostrar o que você conquistou para seus clientes até agora ou como seus produtos agregaram valor à vida de seus clientes.

Os depoimentos são eficazes quando seus clientes potenciais estão na fase de decisão. Especialmente depoimentos em vídeo, eles são alguns dos depoimentos mais poderosos que uma empresa ou marca pode apresentar. 

Estudos de caso

Mostrar estudos de caso em seu site pode ser uma forma valiosa de conteúdo para quem está pronto para fazer uma compra.

Quando você realmente deseja influenciar sua decisão de compra do público, nada pode ser mais útil do que estudos de caso e depoimentos bem escritos. 

Como fazer marketing digital 

Uma campanha de marketing online tem muitas partes móveis que devem funcionar juntas. Antes de colocar suas campanhas de marketing em funcionamento, faça o dever de casa. 

Se você não tiver certeza de por onde começar, aqui está o que você precisa fazer: 

1. Defina seus objetivos e funções

O que você realmente deseja alcançar? Você quer aumentar o conhecimento da marca? Quer mais seguidores ou conversões? Ou quer estar no topo das pesquisas do Google? 

É fundamental responder a essa pergunta, especialmente se você está apenas começando com o marketing digital.

Você pode atingir metas infinitas quando se trata de marketing digital. Mas é importante decidir seu objetivo principal. Isso ajudará você a identificar o canal de marketing certo.

Por exemplo, se você deseja aumentar o conhecimento da marca, pode desejar alcançar novos públicos por meio da mídia social. 

Cada campanha de marketing online que você cria deve ter um objetivo. Por exemplo, quando você executa uma campanha publicitária no Facebook, você deve ter uma imagem clara de seus objetivos. 

2. Identifique o seu público-alvo

O sucesso do marketing digital depende muito de quão bom você é na identificação de seu público-alvo. 

Nem todo mundo na internet pode ser seu cliente ideal. Portanto, certifique-se de identificar as pessoas certas que provavelmente estarão interessadas em seu negócio. 

Deixe-me compartilhar alguns métodos comprovados para identificar seu público-alvo: 

  • Estude seus clientes existentes ou clientes para avaliar suas características. 
  • Crie um avatar de cliente e colete dados demográficos de seu público-alvo. 
  • Envie pesquisas de clientes para saber mais sobre seus clientes. 
  • Crie conteúdo relevante e veja quem gosta de interagir com ele. 
  • Pesquise seus concorrentes e seu público-alvo. 
  • Use um mapa de posicionamento de marketing para identificar lacunas no mercado. 
  • Pense nas pessoas que estariam mais motivadas a responder aos seus CTAs. 
  • Use pixels de rastreamento 

3. Defina um orçamento  

Quanto você está disposto a gastar em marketing digital? Defina um orçamento e determine que tipo de tática de marketing digital você pode implementar. 

Se você deseja se concentrar em táticas de marketing de entrada, como SEO ou mídia social, precisa definir um orçamento que cubra todas as despesas de criação e gerenciamento de conteúdo. Da mesma forma, se você deseja veicular anúncios pagos, precisa saber quanto vai gastar na criação de conteúdo, anúncios e outras despesas.

Além disso, não contrate alguém para veicular seus anúncios no Facebook se você não tiver nenhum conhecimento sobre como os anúncios no Facebook funcionam – essa é uma maneira segura de tirar vantagem disso.

Sempre tenha um conhecimento básico de alguma coisa antes de contratar para qualquer trabalho. 

4. Realize pesquisas de palavras-chave 

O marketing digital tem tudo a ver com alcançar o público certo com a mensagem certa. 

Você não pode atingir esse objetivo a menos que faça uma pesquisa de palavras-chave. Portanto, identifique sua palavra-chave direcionada se quiser otimizar seu conteúdo para SEO. Essa é uma das maneiras de melhorar a visibilidade do seu mecanismo de pesquisa. 

Você deseja criar uma peça de conteúdo por palavra-chave ou frase de palavra-chave ou essencialmente uma peça de conteúdo por problema ou solução. 

🚀🚀 DICA PRO: Não se esqueça de considerar palavras-chave de cauda longa para melhorar sua visibilidade online. 

A boa notícia é que você pode fazer pesquisas de palavras-chave no Google gratuitamente. O Google Keyword Planner é uma ótima ferramenta para pesquisar e descobrir novas palavras-chave. 

Ahrefs é outra ferramenta incrível de pesquisa de palavras-chave que permite encontrar milhares de palavras-chave em segundos. 

5. Crie uma parte do conteúdo 

Tudo começa a partir de um conteúdo. Para testar seu talento em marketing digital, crie um conteúdo e mostre ao seu público. Pode ser qualquer coisa com a qual você se sinta confortável. 

Veja como o seu público responde ao seu conteúdo.

Se você acha que a resposta não está de acordo com suas expectativas, tente outra coisa.

Se o conteúdo baseado em texto não estiver funcionando, tente o conteúdo de vídeo. Vá para um vídeo ao vivo ou faça um webinar. 

Continue testando!  

6. Faça publicidade digital 

A publicidade digital é essencial para o crescimento dos negócios no ambiente atual de negócios.

Quando se torna difícil alcançar as pessoas certas ou ser ouvido na internet, é aí que você deve considerar a realização de campanhas de marketing, como anúncios no Facebook, anúncios do Google e públicos semelhantes. 

Essa é a maneira de alcançar seus novos públicos rapidamente.

Por exemplo, criar públicos semelhantes no Facebook é uma técnica simples para encontrar pessoas que são exatamente como seus clientes ou seguidores existentes. 

7. Rastreie e avalie os resultados  

Depois de criar e implementar uma estratégia de marketing digital, certifique-se de medir seu desempenho. 

Teste e acompanhe todos os aspectos de sua campanha de marketing online, desde a classificação do site até a conversão de anúncios no Facebook. 

Novamente, ao contrário dos meios tradicionais de marketing, o marketing digital torna mais fácil para você gerar dados precisos sobre seu desempenho.

Por exemplo, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita que permite gerar detalhes detalhados sobre os visitantes do seu site. 

8. Repita 

O marketing digital exige consistência e perseverança. A maioria das empresas cria um site ou perfis de mídia social e depois os esquece. 

Você tem que ser consistente na criação de ótimo conteúdo e publicá-lo online. Se você deseja ter uma presença saudável nas mídias sociais, por exemplo, deve manter seu público envolvido com conteúdo consistente. 

A consistência garante que sua marca tenha uma identidade clara e reconhecível e que você seja capaz de atender às expectativas de seu pessoal. 

Como começo o marketing digital ?

Posso entender como pode ser difícil desenvolver e implementar uma estratégia de marketing digital eficaz, especialmente quando você precisa cuidar de outros aspectos do seu negócio. 

Você não pode ser um especialista em SEO ou mídia social em nenhum momento. Mesmo se você souber muito sobre marketing digital, provavelmente será difícil para você começar. 

Mas isso não significa que você deve descartar a ideia de ter uma forte presença online. Teremos prazer em ajudar a construir sua marca pessoal se você estiver pronto para começar. 

Pensamentos finais 

Claro, seria tolice perder oportunidades na web. Eventualmente, todo empresário, comerciante, treinador e influenciador terá que dominar o marketing online. 

Essa é a única maneira de avançar em um ambiente excessivamente competitivo. 

Para impulsionar o crescimento do seu negócio, aproveite o marketing digital como uma oportunidade de oferecer ao seu público aquilo em que eles estão interessados. Eles não gostam de ser vendidos; eles gostam de ser ajudados e entretidos. 

Compartilhe agora mesmo:

Curso GRÁTIS Como Ser Afiliado e Vender na Internet.

Digite seu Email abaixo que eu vou enviar o CURSO para ele... Vai demorar uns 5 minutos para chegar.

100% gratuito

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Livro Digital Grátis

Descubra AGORA 30 maneiras de fazer sua primeira venda ONLINE

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Livro Digital Grátis
Descubra AGORA
30 maneiras de fazer
sua primeira venda
ONLINE

Se você tem poucas ideias para fazer sua primeira venda online, reunimos uma lista de trinta métodos que você pode testar imediatamente. Vamos começar.
Baixe de graça seu LIVRO DIGITAL e comece ainda hoje a aplicar as estratégias que você vai aprender.